Co-Organização



MAPA arquitetos


MAPA é um coletivo binacional que aborda projetos de arquitetura de múltiplas escalas, tanto no Brasil quanto no Uruguai. A partir de sua dupla disposição geográfica, investiga o limite de um formato não convencional de produção.

MAPA tem participado de numerosos concursos, obtendo mais de 20 prêmios. O escritório tem participado também de exposições como LIGA-DF Espacio para Arquitectura, México, 2014, "Neun Neue, Nove Novos" no DAM em Frankfurt, 2013 e na exposição Panavision, seleção uruguaia para a Bienal de Veneza 2012.

Desde 2009, realiza explorações relacionadas ao prefab e sua relação com a paisagem, através de trabalhos realizados pelo próprio escritório, trabalho para clientes particulares, workshops, investigações teóricas e exposições. Se concentra na busca pelo pertinente e o exploratório. Estabelece sua prática desde a atuação profissional até a acadêmica: duas frentes diversas e complementares que moldam sua produção.

Suas obras foram reconhecidas em vários prêmios de arquitetura, como a BIAU 2014 e 2016 e a seleção do prêmio Mies Crown Hall Americas Prize del IIT, Chicago, EUA.

mapaarq.com


Pré-fabricação e paisagem na produção do MAPA Arquitetos


Uma leitura distraída ou superficial dessa relação pode nos fazer entendê-la como um fenômeno unidimensional, caindo facilmente no cliché formal de objeto-paisagem.

Porém, a pré-fabricação e a paisagem apresentam relações muito mais profundas, com implicações produtivas, econômicas, materiais e, por fim, ecossistêmicas. Compreendê-las dessa maneira é a chave para projetos que se situem de maneira potente sobre o novo terreno possível.

Nesta linha estão os conceitos de reversibilidade, diminuição do desperdício de material, consciência de paisagem, o Refúgio como modelo arquetípico de relação entre quem habita e seu entorno e espaços que se definem pelas relações que envolvem o vasto ambiente externo, tendo a arquitetura como suporte.

É a partir desses preceitos que nosso estúdio se relaciona com esses projetos em meio às paisagens naturais, de potencialidade única.